VLOG: #2 A aventura no jornalismo

Uma experiência a transportar para a comunicação empresarial

O início do ano de 2018 marcou o início do meu trabalho como jornalista.

Um sonho antigo, um gosto até então adormecido, mas que se proporcionou e que abracei, deixando assim o marketing digital para me dedicar por inteiro ao jornalismo, nomeadamente na sua vertente mais multimédia, se é que assim se pode definir.

O dia 02 de Janeiro marcou o arranque de largos meses de trabalho nesta área, onde evolui bastante, tanto em termos comunicativos, como de síntese, interpretação e, sobretudo, escrita.

Comecei pelas reportagens de exterior, mais simples, compondo depois o vídeo sobre a notícia e apoiando na elaboração de textos, passando depois para a elaboração dos próprios textos, em conjunto com os vídeos. O desafio da multimédia, que já era a “minha praia”, viu juntar-se a ele o (maior) desafio da notícia e da escrita.

Tive o privilégio e a sorte de entrar num jornal regional de referência – Correio do Ribatejo, uma “marca” com 127 anos de história e publicação ininterrupta, ajudando assim no crescimento deste semanário regional em papel e diário online, contribuindo com os conteúdos multimédia para a actualidade regional.

Cada dia uma aventura

Jornalismo MultimédiaTodos os trabalhos foram diferentes. Cada dia a agenda era diferente e o trabalho realizado também. O que ajudou ainda mais no meu crescimento enquanto jornalista estagiário. Desde simples apontamentos sobre uma efeméride, até entrevistas e reportagens com personalidades da região e mesmo do país, quando em deslocações ao Ribatejo. A actualidade e as ocorrências “no momento”, também foram uma constante.

Uma aventura que fiz bem em abraçar, pois sinto que me fez ter outra perspectiva sobre muita coisa, me fez estar mais desperto para o dia a dia da sociedade e para os seus problemas. Me fez gostar ainda mais do património e da história de uma cidade, de uma região.

O próximo passo

Passados dez meses focado no jornalismo, o “bicho” do marketing digital (que continuou sempre presente em mim), fez-me voltar a abraçar mais um desafio. Sim, sou uma pessoa de desafios!

Assim, a partir de Novembro, volto ao marketing digital no ramo automóvel, deixando o jornalismo, com alguma pena e saudosismo já, mas creio que o meu contributo nesta “nova” área pode ser maior e a comunicação empresarial está na minha génese formativa. Do jornalismo levo muitos ensinamentos e experiências que agora me vão ajudar a aplicar o meu trabalho no marketing de uma forma ainda mais definida.

Mais uma experiência profissional que me vai acompanhar na fase seguinte e da qual irei retirar tudo o que aprendi e tudo o que de bom conseguir, para melhor desempenhar as minhas novas funções.

Como referi no vídeo anterior, mesmo inconscientemente, todas as experiências anteriores nos moldam enquanto profissionais e pessoas nos passos seguintes. Está ciente disso?

You may also like