Nova Imagem Sapo – exemplo a seguir?

Depois de muita ausência na escrita no meu blogue pessoal, eis que tive um tempo para vos falar sobre um assunto que gosto – Branding. Ou seja, criação de marcas, ou diria ainda mais que isso, criação de marcas, conceitos, ideias associadas às marcas – comunicar marcas, fazê-las atingir os públicos e finalidades para as quais foram criadas.

No início deste mês a Sapo, o maior portal português deu mais um passo na consolidação da sua já quase adulta marca. Uma das marcas portuguesas com maior presença na internet, arriscaria eu a dizer, já à dez anos que não mexia na sua marca. Não foi a primeira vez que o fez, e isso podem consultar na internet com uma simples pesquisa, mas acho que foi mais longe e de uma forma bem melhor desta vez.

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Um ano de estudos e de construção de uma nova marca, transversal a todos os canais e serviços Sapo (bem como a todos os países de língua portuguesa onde já tem presença), tendo por base, por orientação e por fim a afirmação dos valores e aspectos da empresa, mas também com o intuito de uniformizar e simplificar a presença da marca e a comunicação da mesma. Não foi uma mudança de cabeça fria e de um momento para o outro, embora o “consumidor” final não se tenha apercebido do desenrolar deste processo, apenas tenha adormecido um dia com o “sapo velho” e acordado no dia seguinte com o “sapo novo“, esta mudança, como descreveu Celso Martinho, Diretor de Tecnologia do Sapo, foi acompanhada com a noção e o assumir de que o risco de falhar também faz parte do sucesso de uma marca, e que vem no sentido de antecipar a mudança no mercado em que concorrem com os gigantes internacionais (tanto nas pesquisas como noutros serviços – vídeos, publicidade, etc.).

Ora tudo isto para vos dizer que muitas outras marcas deveriam de perder este medo de arriscar, assumir o risco como parte do sucesso para ações de (re)branding e avançar com mudanças que atualizem, simplifiquem, dêem valor às suas marcas. Não me refiro só a grandes marcas, mas também às pequenas (claro que em escalas proporcionais). Não mudar só por mudar e porque o nosso concorrente muda, mas mudar para antecipar a mudança no mercado, nos consumidores e nos seus hábitos de consumo. Vemos (felizmente) cada vez mais marcas portuguesas a terem uma grande preocupação com a sua identidade e imagem. Não só grandes marcas mas como pequenas e, arriscaria a dizer, marcas caseiras – que estão muito na moda, principalmente nas áreas dos produtos gourmet – a terem conceitos inovadores e imagens cuidadas, mesmo quando os conceitos se centram na tradição, no artesanal, no típico, conseguimos ver grandes e bons resultados de branding em pequenas marcas portuguesas. na minha ideia surgem logo as Cervejas artesanais, muito na moda hoje em dia. Como apreciador que sou desse produto, conheço algumas marcas e todas elas com conceitos e marcas muito interessantes e bem trabalhadas.

Porque não passar isso a outros tipos de negócios/áreas de negócio?

Muitas pequenas empresas tendem a estar fechadas no seu núcleo de clientes (limitados muitas vezes geográficamente) em vez de fazerem algum esforço em estratégias de branding e marketing para poderem atingir outros públicos. Creio que o desconhecimento das potencialidades é o principal fator para que isso não aconteça. Mas com um investimento com um retorno visível e realista é suficiente para aplicar estas estratégias e assim conseguir através de um conceito e marca estruturados, atingir outros públicos e aumentar o volume de negócios.

Claro que nem todas as empresas o podem fazer nos moldes da Sapo, que fez toda esta mudança com recursos internos da empresa, graças à estrutura e dimensão que a mesma já tem. Mas com recurso a agências e profissionais, empresas de menor dimensão podem muito bem criar ou recriar as suas marcas, para se adaptarem à mudança e se posicionarem noutros patamares.

Já o fiz com algumas pequenas empresas e até com empresas familiares e os resultados foram satisfatórios e trouxeram benefícios.

Que esta mudança da imagem do Sapo sirva de exemplo, motivação e alavanca para que outras empresas possam fazer o mesmo.

Dúvidas, sugestões, perguntas, informações, podem falar comigo, terei todo o gosto em fazê-lo, pois é um tema que me interessa muito e quero muito ajudar a que as pequenas empresas ou entidades possam ter estratégias que por mais simples que sejam, as levem a obter melhores resultados e a chegar a outros públicos, e acredito que um bom Branding é parte dessa solução para o sucesso.

Para se ter uma noção de uma das partes deste processo de mudança, fica aqui ligação ao novo Manual de Normas Gráficas da marca Sapo.

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